CEBAS é tema de Fórum do Terceiro Setor na Irmandade Betânia
Evento reuniu mais de 80 participantes para networking e aprendizado com especialistas no assunto
Por Carolina Chueire
No dia 22 de agosto, a Irmandade Betânia promoveu o 15º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, um evento voltado para profissionais e interessados nas áreas de educação e assistência social. Com a participação de mais de 80 pessoas, o tema do evento foi "CEBAS na Prática", com foco nas áreas de Assistência Social e Educação no campo do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
A contadora Márcia Cavalcante, do grupo Audisa, e o advogado Glauco Reis, da Monello Advogados, compartilharam durante todo o dia conhecimentos e experiências sobre o CEBAS, e também esclareceram dúvidas dos participantes. “Márcia e Glauco falaram sobre pontos relevantes do CEBAS, expuseram o cenário de análise e os riscos que podem desencadear indeferimento, abordando o tema de forma muito didática. A participação ativa do público contribuiu para que o tema denso se transformasse em algo leve e dinâmico. Muitos saíram com uma lista de demandas! Há tarefas de casa! Que possamos aplicar efetivamente o conhecimento obtido e avançar na profissionalização. CEBAS é uma certificação desafiadora, que exige cautela, seriedade e atuação multidisciplinar”, afirmou Mauren Neufeld, gestora do projeto Fórum.
Segundo Mauren, é inegável o grande investimento de energia que a organização dispende para obter e manter o CEBAS, entretanto, além dos benefícios legais que ele traz, também valida o trabalho realizado e contribui para a profissionalização da OSC. É o que ressalta Jacqueline Dranka, da Elo Apoio Social. “Participar do 15º Fórum de Desenvolvimento com o tema CEBAS na prática, foi uma experiência extremamente enriquecedora. A formação ofereceu uma compreensão aprofundada dos critérios e procedimentos necessários para a obtenção e manutenção do certificado, que é essencial para entidades que prestam serviços nas áreas de assistência, educação e saúde. O conteúdo da capacitação foi muito bem estruturado, abordando desde os aspectos legais e normativos até as práticas de gestão nas entidades. Com as explicações claras e exemplos práticos fornecidos pelos formadores podemos aplicar os conhecimentos junto às organizações do terceiro setor que atuamos”, contou Jacqueline.
O evento ainda contou com momentos de interação entre os participantes e networking. Um desses momentos foi o Espaço Conexão, na qual, algumas instituições expuseram seu trabalho para os participantes conhecerem. “O 15º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, realizado na Irmandade Betânia, foi surpreendente. Além de um curso formativo com conteúdo de extrema qualidade, ministrado por profissionais gabaritados, ofereceu um espaço de troca e fortalecimento para o terceiro setor. Participei desse espaço de troca e tive a oportunidade de expor o trabalho que é desenvolvido pelo Elos Invisíveis, instituição que represento na condição de presidente. Foi lindo! Foi impecável. Por mais eventos assim”, afirmou Viviane Vicentin, do Instituto Elos Invisíveis.
Para mais informações sobre o projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, acesse www.irmandadebetania.org.br/forum.
Comments