Medo x Coragem
No tecido da história da humanidade existem retalhos de pandemias que dizimaram milhões de pessoas mas nunca houve uma como a atual com tanta gente no planeta e com tanta informação em tempo real! Essa mistura explosiva requer postura, caráter, sabedoria, fé em Deus entre outros filtros. I Tessalonicenses 5.21 ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
Temos medo pois há muita confusão, nossa normalidade foi esgarçada!
O historiador Claudio Bertolli afirma: “O medo é pensado pela historiografia como a ausência de segurança. A rotina, a repetição de atos e processos diários é que nos garante segurança. Nós estamos isolados, coisa que não é comum – isso já cria toda a base do medo".
Em nítido contraste ao medo está a coragem que pode ser definida como firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
Ter receio das situações cotidianas ou ter ansiedade e falta de confiança de que as coisas darão certo, principalmente quando não temos autonomia para controlá-las é humano e é aí que entra a coragem de confiar em Deus e obedecê-lo. Essa capacidade é dada a nós somente por meio do relacionamento com o Espírito Santo.
A intimidade com Deus nos leva à coragem de confiar na sua fidelidade à sua palavra e descansar no seu amor.
Nesse tempo de crise ame a Deus e confie em seu amor. Rejeite as ciladas e dúvidas que o medo impõe à sua vida. Aprofunde seu relacionamento com Deus experimente a presença dEle dizendo diretamente para você “seja forte e corajoso. Não tenha medo nem fique apavorado pois Eu o Seu Deus nunca te deixarei, nunca te abandonarei.
Deuteronômio 31.6 e Hebreus 13.5