O papel da família na educação que transforma
- Walter e Ilsedore Hery*
- 1 de set. de 2016
- 1 min de leitura
A Educação que transforma começa em casa, na família, antes mesmo que a criança vá para a escola, mas no ensinamento de valores (éticos e cristãos), tais como:
- obedecer aos pais; - confiar e agradecer a Deus; - falar sempre a verdade e não mentir; - aprender conviver e respeitar outras crianças de diferentes costumes, culturas ou línguas (estrangeiras, indígenas, etc); - reconhecer os erros, mesmo sabendo que tem consequências; e, - assumir responsabilidade, fazendo pequenas tarefas em casa conforme a idade.
Os pais são exemplos, porque as crianças observam e copiam “O que eu faço fala mais alto do que eu falo”. Todos os filhos devem se sentir amados e valorizados pelos pais, não pode existir preferidos ou prediletos.
É importante manter um diálogo e cultivar uma boa comunicação, ouvindo-os. Mas, por mais que se esforçam, os pais também cometem erros na educação. O importante é pedirem desculpas aos filhos quando isso acontecer.
Para a educação das crianças, os pais necessitam da ajuda e graça de Deus. Essa foi a nossa experiência!
StartFragment*O casal Walter e Ilsedore Hery são missionários alemães, associados fundadores da Irmandade Betânia.EndFragment